quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Deixa eu viver minha utopia!



Durante alguns dias estive imerso em uma série de dúvidas sobre os mais diversos temas, em uma discussão com uma professora de filosofia tive a oportunidade de deixar escapar algumas idéias... Falava-mos sobre as bolsas e cotas um assunto que ainda é polêmico e que no meu singelo ponto de vista sempre vai dar pano-pra-manga... Pois bem, me posicionei a favor das bolsas enquanto a maioria dos meus colegas se posicionou contra, fazendo duras críticas ao nosso governo atual, não sou um defensor, muito menos um "paga-pau" do Lula, o governo como todos os outros é um governo falho, mas retornemos as bolsas e cotas... Sou negro, classe média-baixa, e cotista em uma universidade privada, isso justificaria todo o meu ímpeto defensor pelos fracos e oprimidos? Não! sejamos francos, seja franco com você mesmo... Os negros não são um povo estigmatizado? Não foram eles que ergueram a sociedade tijolo por tijolo, enquanto os outros ficavam com a bunda colada em poltronas estofadas bebendo vinhos italianos? Em um regime neo-liberal como o nosso acredito que o mínimo que se pode fazer é isso; ai você vem e me pergunta: mas bolsas e cotas não são medidas provisórias? Sim, são medidas provisórias, não devemos nos contentar com elas, mas eu acredito que seja uma forma de tentar resgatar algo que há muito estava perdido, a igualdade dentro da sociedade.
Então alguém vem e diz: pra isso que temos as universidades federais, pra que todos tenham a oportunidade a um ensino de qualidade... Não sou tão idiota a ponto de questionar a qualidade do ensino, mas questiono as "oportunidades", um vestibular não é uma forma de segregação? não é mais uma forma de excluir e separar a sociedade? Agora se você ai ainda pensa que esforço e dedicação vão te garantir uma vaga em  uma universidade federal, desculpa meu camarada mas isso não vai acontecer. Se você trabalha o dia inteiro ou cuida da sua mãe doente, ou desvia de tiroteios no bairro onde você mora, me diga com franqueza amigo, você tem estrutura psicológica e social para passar na federal? Salvo gloriosas excessões as quais eu chamaria de "X-MEN", acredito que a maioria vá me responder NÃO. Anteriormente falei do povo negro como um povo estigmatizado, vou ir um pouco mais além e dizer que a nossa sociedade toda é estigmatizada.

Vivemos em uma sociedade de valores invertidos, a mídia tem o papel de te fazer sentir um saco de bosta, se você não consume você está fora, se você não acompanha as tendências você é um alienado, e quer saber mais? Isso tudo se tornou uma coisa tão normal que enquanto estou aqui fazendo esta dura crítica bebo Coca-Cola e fumo Malboro, irônico não? Na verdade patético e vergonhoso.
Ouvi da mesma professora que o comunismo era uma utopia, confesso que na hora aquilo me deixou puto, mas durante a noite refleti e vi que ela tinha razão, sabe por que o comunismo é uma utopia? Pois passamos o tempo inteiro exercendo a nossa individualidade... Passamos o tempo inteiro conjugando a vida na primeira pessoa do singular "Eu"... Eu... Eu e Eu novamente... Como se manteria um regime que prega o coletivo em primeiro lugar? Uma lástima que tenhamos nos tornado tão egoístas, e a cada dia que passa nos escondemos mais dentro dessa invenção do eu. Deixamos a nossa sociedade distorcer tudo o que Maquiável ensinou sobre política, Foucault falava em relações de poder, onde foi parar todo esse poder? Entregamos nas mãos poluídas de governantes corrompidos... Mas eu ainda acredito que o poder está por aí... Me diga então, o que pretende fazer com o seu poder?

6 comentários:

  1. EU pretendo trocar o MEU poder por algo que seja útil, e que não sofra alterações do dóllar ou da bolsa :D Mas sem ser irônico agora, ta no consumismo dividir as coisas, não numa forma fraternal, mas numa forma de dividir quem vai comprar e quem vai ganhar, e cá vemos esse tal sistema de cotas, que sempre pra mim foi mais uma forma de dividir o que está dividido, dando a falsa impressão de uma dignidade a esses que fazem parte dessa divisão dividida, mas é tão "idióta" que essa divisão redundante chegou a esse ponto, de ser aplicada na "Educação" do EU nas bases primordiais de um ensino que hoje damos como essencial a qualquer porcaria que devamos almejar como carreira, mas cito aquela frase "Sem Outdoor quem é você?" isso serve pro canudo seja ele com cotas ou sem cotas, no fim isso se chama sistema de "CoRtas".

    ResponderExcluir
  2. Essa é a vida humana meus caros! Nada diferente das leis da natureza, embora clamamos para nossa espécie a superioridade legada pela capacidade de raciocinar. O capitalismo é a lei da natureza aplicada à nossa sociedade e espécie. Impera o mais bem adaptado $$$$. Como disse Darwin : "O segredo da vida é a adaptação às circunstâncias. " Triste dizer, mas bastante realista : tenha dinheiro!

    ResponderExcluir
  3. Na realidade o próprio sistema de cotas admite pelo próprio governo que as condições que os indivíduos de classe baixa e principalmente os negros, detem condições precárias para chegarem a universidade. Gostaria de me arriscar a dizer que qualquer sistema provisório adia a necessidade vigente das instâncias públicas tomarem parte de qualquer problema existente nesse país, e infelizmente o nosso povo prefere ouvir uma verdade qualquer do Estado que justifique sua falta de atitude, mesmo que essa verdade esteja absurdamente passível de questionamento.

    ResponderExcluir
  4. Sim, com certeza o sistema de cotas é consciente dessa diferença social... Mas o que é importante salientar é que essa é uma medida inclusória, mesmo podendo parecer o oposto... Acho que esse é o primeiro passo de uma caminhada que ainda há de se estender.

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo pela disposição a opinar, sobretudo por essa discussão tão em voga e um tanto problemática. No entanto, discordo amplamente, principalmente no que tange a superação da 'invenção do eu' como a queda lamentável em algo tão abominável como o comunismo. O recalque contemporâneo com o 'eu' moderno só manifestou o processo histórico de mais uma sublimação em prol de uma estrutura de salvação, trocando um Deus já não onipotente por humanidade se tornando onipresente. Jamais defendo o capitalismo selvagem, mesmo porque tal coisa seria um absurdo. Entretanto, a constatação de uma mínima individualidade, de um 'si mesmo', deve por si só afastar a crença na dissolução completa desse 'si', ainda que que sesse 'si' seja um 'eu' já um tanto destruído.
    E o que isso tem aver com as cotas?
    A idéia de igualdade a qualquer preço é uma sublimação oriunda de uma transgressão categorial, pela qual se enconbrem sentidos históricos e ontológicos na confusão entre a invenção de uma natureza humana e o Estado. Igualdade em termos civis e econômicos é o pressuposto para um Estado digno, obviamente. Mas essa trangressão anterior a nível de compreensão, tem como resultado a posteriori, em termos práticos, a tentiva de se pôr algo assim como as cotas, na medida que se quer distinguir homens de cores diferentes, imopondo-lhes uma raça e o respectivo orgulho a ela, tornando-os iguais pela possível vantagem que receberão com elas, pela compensação do mal que sofreram. Se as cotas fossem simplesmente a termos financeiros talvez fosse de muita ajuda; mas querer negar a diferença de cor impondo uma possível diferença existencial pela atual diferença econômica é o pretexto pra 'volta do recalcado', que é pressuposto pra toda 'guerra', mas de civis contra civis, enquanto quem comanda todo o circo continua no mesmo lugar que já sempre esteve. Para finalizar, com mais um adendo, acho o nosso atual presidente não somente o melhor que já tivemos, mas um dos melhores da história da democracia, mas nem por isso eu não discorde com muitas coisas.

    ResponderExcluir