sábado, 6 de dezembro de 2008

Poesia Cotidiana


Estava eu a caminhar só, estava eu a fazer parte deste relógio Cartesiano...
Tinha os ombros encolhidos e o nariz como uma tromba a bater no chão,
Como pode perceber, eu estava triste!
Então em um breve lapso introspectivo, prostei-me a meditar...
Imerso em cálculos aritméticos e citando filósofos cheguei à conclusão alguma.

Sendo assim...
Desencolhi os ombros, tomei a postura de bípede que me cabe,
Então em um breve lapso introspectivo, prostei-me a meditar...
Sorri e chorei no mesmo segundo, enquanto caminhava pelo mundo,
Nossa! Quanta alegria vi na boca de uma senhora sem dentes!
Eu com todos, ainda me lamento, pobre homem, pobre homem...

Sendo assim...
Elaborei a seguinte ideologia: “alegria, alegria... mesmo que haja nostalgia”.
Segui perambulando, segui matutando... Cansei-me e resolvi sentar,
Traga-me um café! Disse ao moço do botequim. Forte e com duas colheres de açúcar,
É comprovado por este que vos fala que mais do que duas colheres estragam seu café.
Disse ao taverneiro, “alegria, alegria, mesmo que haja nostalgia” ele sorriu!

Sendo assim...
Levantei-me e decidi, está comprovado que minha ideologia é mais que eficiente!
Sai pelas ruas gritando “alegria, alegria, mesmo que haja nostalgia”...
Estendi mão à formosa senhorita que estava cabisbaixa em seu canto e lhe disse:
Alegria, alegria, mesmo que haja nostalgia... Menina por que choras?
Porque a nostalgia é maior que a alegria... refleti sobre a nostalgia da menina.

Sendo assim...
Refiz minha via sacra sobre alegria e nostalgia no meu segundo mais veloz!
Mas e quando a nostalgia for maior que a alegria?! Fracassou minha teoria?
Então com o pingo de cera quente de minha última vela incandescente veio à luz...
Traga-me uma xícara de nostalgia e duas colheres de alegria.

Sendo assim...
Solucionei a fórmula exata dos sentimentos, está por ai nos botequins da vida.
Chora menina... Chora sim e com vontade! Mas sorria duas vezes logo em seguida...
Pode parecer ironia, mas a minha alegria compensa a sua nostalgia, vês?!
Por isso repito duas vezes, alegria, alegria e só uma a nostalgia.


Antônio Piaia

3 comentários:

  1. Receita anotada!

    Pena é que nunca fui boa na hora de colocar receitas em prática... :/

    ResponderExcluir
  2. arpoveite a oportunidade e começe a colocar em prática as receitas que lhe são ofertadas...

    ResponderExcluir
  3. Bah Chico, teus textos estão cada vez melhores!

    ResponderExcluir